quarta-feira, fevereiro 24, 2010

"Expedição Langsdorff"

"Expedição Langsdorff" (São Paulo): abriu ontem (23), no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, exposição de obras que retratam o interior do Brasil do início do século 19. Trazidos de São Petersburgo, a mostra apresenta 120 desenhos e aquarelas de Rugendas, Taunay e Florence, a maioria inéditos no Brasil, confeccionados durante a expedição comandada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - r. Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo-SP; de terça a domingo, das 10h às 20h. Grátis. Até 25 de abril. Informações nos telefones 0/xx/11/3113-3651 e 3113-3652, no site www.bb.com.br/cultura e pelo Twitter (www.twitter.com/ccbb_sp)

Ou, para quem quiser dar uma olhada em algumas fotos do que está rolando por lá, só acessar o link abaixo que o levará direto para a galeria de fotos do uol:
http://entretenimento.uol.com.br/album/expedicao_langsdorff_ccbb_album.jhtm#fotoNav=1

É uma boa opção para quer saber um pouco mais sobre o Brasil no inicio do século 19.

Abraços.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Resenha: HP e o Prisioneiro de Azkaban (J. K. Rowling)

 Olá pessoal, faz um tempo que não posto por aqui, me desculpem, mas tirei uns dias de folga também, sabe como é né, carnaval, folia, diversão, enfim... Vamos ao que interessa, prometi uma boa resenha sobre o tal livro do titulo deste post, e aqui está:



 Para quem não conhece (dificil, mas vai saber!) este é o terceiro volume da saga "Harry Potter, no total são sete livros e em cada um o livro conta um ano de escola do menino Potter.
 Neste livro, é sobre o terceiro ano da Escola de Magia e Bruxaria de Howgarts, desculpem, mas vou resumir (cuidado! só tem spoilers para quem não leu) um pouco o que se passa no livro: "Harry foge da casa de seus tios após, acidentalmente, deixar sua tia que o visitava inchando feito um balão e saiu de casa direto para as ruas escuras com seu malão para tentar ir a londres e depois seguir para o Beco Diagonal.
 Após Levar um susto com um cão grande, que depois Harry acredita ser um "sinistro", ele dá de cara com um Noitbus Andante (um ônibus de dois andares que anda mais rápido que o The Flash a procura de bruxos perdidos para deixar em seus destinos corretos) que o deixa rapidamente no Caldeirão Furado, a partir daí, ele descobre que um assassino de Azkaban fugiu e está atrás dele.
 Hagrid vira professor de Tratos e Criaturas Mágicas e logo na primeira aula, um hipogrifo "ataca" Malfoy que mesmo depois de estar curado, finge estar de recuperação, assim o Bicuço - nome do hipogrifo - é julgado e condenado a morte pelo ministério.
 Hermione, louca como sempre, resolve estudar TODAS as matérias da escola que são oferecidas no terceiro ano, Harry e Rony acham estranho isso, pois varias aulas são no mesmo horário, mais tarde o segredo é revelado, ela usa um vira-tempo, que nada mais é que um objeto que volta no tempo, assim ela conse estudar todas as suas matérias.
 Descobrimos que o assassino que fugiu é Sirius Black, padrinho do Harry Potter, e com isso descobrimos um pouco mais sobre a morte dos pais do garoto e uma mentira que rondava ela. 
 Um novo professor de Defesa contra a arte das trevas é admitido na escola depois do fiasco que foi o professor do ultimo ano, o nome dele é Lupin, que secretamente guarda um segredo para si com ajuda do Professor Snape e o Diretor Dumbledore, mas logo, o segredo é descoberto pelos protagonistas e depois a escola inteira fica sabendo.
 Harry ganha uma Firebolt, uma vassoura especial para jogar Quadribol e ganha também um mapa incomum, onde é mostrado os terrenos da escola e todos que passam por eles.
 Depois de algumas reviravoltas o livro termina com seus mistérios resolvidos, e harry vai pra casa aguardar pelo próximo ano da escola. "

 Este foi um pequeno resumo, mas quando li o livro, notei alguns "furos" nele, que não havia percebido quando li pela primeira vez, vou citar o que mais gritou aos olhos nesta segunda leitura, incrivel não? Bom, vamos lá:
  •  Antes do vira-tempo ser usado, o Professor Lupin vê pelo Mapa do Maroto, Harry saindo da cabana de Hagrid e depois passando pelo tunel embaixo do Salgueiro Lutador que daria n'a Casa dos Gritos. Depois que o vira-tempo é usado a escritora não menciona o fato de o professor ter visto dois Harry Potters e duas Hermiones, estranho não? para mim, seria muito mais fácil o Professor ter assistido a tudo através de um janela do castelo, claro, depois que os meninos deixaram a capa de invisibilidade (não, ela é visivel sim no mapa do maroto!).
 Enfim, erro perdoado, pois brincar com o tempo em um livro como HP requer um bom estudo detalhado da obra pra ver se tudo se encaixa, ao menos nesse livro.

 Gostaria de comentar algo aqui sobre o Filme da série, que faz muito tempo que assisti, mas lembro muito bem, justamente por ter gostado de certas partes. Apesar do filme ter cometido o mesmo erro do livro, aquele que mencionei o vira-tempo, o diretor fez algo sensacional, que pra mim, se encaixou perfeitamente com a história, não sei se quem assistiu vai lembrar, pois no livro não é mencionado estas partes. São duas cenas em especial em que a autora deveria ter feito o mesmo no tal livro, as cenas são:

  • Cena 1: Quando Hermione volta no tempo com o Harry e começam a perseguir a si próprios chegando na cabana do Hagrid, vendo que eles não sairiam da cabana, Hermione atirou uma pedra pela janela, que acertou a cabeça do Harry, que fez com que eles saíssem de lá ás pressas, antes que o Dumbledore e Cia. os vissem.
  • Cena 2: Na parte do lobisomen, a Hermione novamente, para salvar sua outra "eu", ela uiva para atrair a atenção do lobisomen, assim ele corre floresta adentro atras do som deixando os outros em paz.
 Quando as cenas eram contadas pelo ponto de vista dos garotos antes de virar o tempo, a gente não entendia muito, depois que eles usavam o vira-tempo, a explicação ficava clara, foram eles mesmos que se salvaram, e assim, nos deixando com a sensação de que o futuro já tinha acontecido e que o universo se divide em "passado, presente e futuro". Foi uma ótima sacada do diretor, afinal, a Rowling só usou desse recurso na terceira cena, quando o Harry do Presente salva o Harry e Sirius Black do passado com seu patrono perfeito e brilhante.
 Enfim, no geral, o livro faz aquilo que se prôpos a fazer desde o primeiro volume, entreter as pessoas, odiar personagens e amar outros, é isso, assim, claro, não esqueci de dizer que a história toda é formada por clichês e personagens caricatos que não preciso dizer quais são, acho que essas coisas são superadas livro a livro, pois não queremos (eu, pelo menos) ler um livro onde tudo é perfeitinho, original (nada é original, tudo se copia, já dizia chacrinha) bem bolado e sinistro! Nós queremos nos entreter e curtir a história, não estou ligando para o que as pessoas "formadas" dizem, pois sábios são aqueles que sabem a hora de ficar calado.

P.S.: Não gente, não esqueci da resenha do primeiro e segundo livro, em breve posto aqui, é que eu já estava com esse texto no papel faz um tempo, mas os outros eu post aqui também!

Até breve! =)

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Lista de Editoras

 Ao navegar na internet depois de décadas, encontrei um site dando uma lista de editoras que publicam novos escritores, as únicas observações que o autor do tópico faz, são:

 "Este artigo foi pesquisado em setembro de 2009. Verifique se as editoras ainda estão aceitando originais para análise. Lembre-se de ver o regulamento e enviar seu livro corretamente. Verifique também se o seu livro se encaixa nos gêneros publicados. E boa sorte!"

 Enfim, é isso! Para ver os sites das editoras e como enviar seu original para elas, acessem este site:
http://forum.fantasya.com.br/viewtopic.php?f=6&t=20

 Espero ter ajudado algumas pessoas divulgando esta lista! Abraços.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Earthbound - Mais uma adaptação


 O casal de produtores Walter Parkes e Laurie MacDonald, de filmes como Sweeney Todd e O Terminal, acaba de adquirir os direitos cinematográficos do romance Earthbound, do conhecido autor de terror e ficção científica Richard Matheson.

 O livro conta a história de um homem casado que tem um caso com uma mulher mais jovem. Ele acaba descobrindo que ela é o fantasma de uma mulher morta já há muitos anos e que nutre motivações mais fortes que uma simples paixão mundana.

 Matheson já teve várias de suas histórias transformados em filmes, mais recentemente Eu sou a Lenda e o inédito A Caixa.

  Earthbound terá roteiro escrito por Ronnie Christensen (Passageiros). Parkes, MacDonald e Keri Selig serão os produtores. Lindsay Devlin cuida da produção-executiva. Ainda não há datas ou um diretor definidos para o projeto.

Fonte: Omelete


Com certeza vou querer ler o livro e assistir ao filme, mas acho que o livro não tem em português ainda, uma pena, espero que com a chegada do filme o livro seja lançado aqui. Vamos ficar no aguardo.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Indomada - House of night

 

 Indomada, quarto livro da série "House of Night" escrito por P. C. Cast e Kristin Cast, está com seu lançamento marcado para breve tanto que já está em pré-venda nas maiores redes da internet.

 Sinopse do Livro:


 "A vida se complica quando seus amigos estão furiosos com você. Basta perguntar a Zoey. Ela se tornou uma especialista no assunto. Mas mesmo rejeitada, ela não os culpa, sabe que é apenas uma consequência de seus próprios atos.

  Neste quarto livro da série House of Night, Aphrodite tem novas visões sangrentas, que incluem uma grande guerra entre vampiros e humanos, liderada por Neferet, e a morte de Zoey.
 

 As mudanças ocorrem tão rápido que parece que toda a lógica desapareceu do mundo. Lealdades são testadas, intenções verdadeiras e chocantes vêm à luz, e um antigo mal desperta. Zoey sente que deve mudar o curso das coisas, mas ninguém parece ouvi-la."

 Número de Páginas: 368

 Para mais informações visitem o site da editora, Novo Século.

  Série de livros que está na minha lista de leitura ainda para este ano, aguardem, se alguém quiser se candidatara me dar o livro (o primeiro), eu aceito! ^^

A Batalha do Labirinto


 A Batalha do Labirinto, quarto livro da série "Percy Jackson & os Olimpianos" escrito por Rick Riordan, está com o lançamento previsto para hoje (10/02) e você já o encontra em pré-venda nas maiores redes da internet.

Sinopse:
 "O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos.

Para assegurar que o refúgio de semideuses, o Acampamento Meio-Sangue, não seja invadido, Percy Jackson, Tyson, Annabeth e Grover são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento, no emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas."


Número de páginas:  392

 Para mais informações visitem o site da editora, Intreseca.

 Espero logo fazer uma resenha deste livro, já que que este titulo está na minha lista de desejos desse ano, então, aguardem mais noticias minhas!

Evento: Campus Party

 Como alguns de vocês sabem, nos últimos dias teve o evento "Campus Party", um dos maiores eventos de Tecnologia e Games da atualidade, como eu não pude ir, espero conseguir ir na próxima vez, e eu mesmo fazer a cobertura por aqui, no meu blog, mas abaixo, segue alguns videos do que rolou por lá.



Entrevista com o Lothos - Fabricio - (responsavel pelas equipes do forum) da LUG:




Entrevista com o Tommy Tallarico:




Entrevista com a Alleria da LUG:



Em um momento de descontração do pessoal da Level UP!




Enfim,rolou um monte de coisas por lá, para saber mais detalhes, acessem o site oficial do evento:
http://www.campus-party.com.br/

E não esqueça de dar uma conferida no Blog deles também:
http://www.campus-party.com.br/blogoficial/

Espero, no ano que vem, eu mesmo fazer uma cobertura no próximo evento! ^^

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Série "Entre Amigos"

 Ambientada no Brasil atual, mais especificamente no litoral de São Paulo, na cida de Santos. A Série conta a história de um grupo de desconhecidos que se conhecem durante um assalto em uma rede de lanchonetes, onde algumas pessoas ficam marcadas para sempre, outras acham isso uma rotina, outros tem que conviver com as consequências pós-assalto. Alguns deles são gays, uns enrustidos e outros assumidos, mas a série foge completamente do ramo homo-erótico e entra no drama de cada personagem, nos fazendo sentir na pele o que cada um vive de melhor e pior e o quão frustante pode ser a vida se não nos adaptarmos a ela e não vivermos da melhor maneia possivel.

 Poster da Série:


 No poster acima, o fundo é a orla da praia de Santos, você também pode ver que tem atores reais, porém, é uma mera ilustração para você ver em quais atores eu me inspirei para compor tais personagens, na ordem da esquerda pra direita, começando por cima, são eles:

 Marcos Pitombo.........como......Nick
 Guilerme Berenguer.....como......Miguel
 Gustavo Leão..............como......Gustavo
 Alexandre Slaviero......como......Fernando
 Monique Alfradique.....como......Vick
 Jhonny Massaro...........como.....Derick
 Renata Vareschi...........como......Suzy

Estes são os personagens principais, mas tem outros, para conferir com mais detalhes sobre a série, como personagens secundários e participações especiais, outros videos e download de músicas, acessem o site oficial e veja: http://www.webseriesbyrs.hpg.ig.com.br

 Video de abertura do seriado:
 

 Video de divulgação da Primeira Temporada (PROMO):


 Eu já escrevi a série até o quinto episódio da segunda temporada conforme o site diz e mostra os episódios, porém, estou revisando o texto, e repostando como arquivo em PDF, segue abaixo os episódios reeditados:


1º Temporada:

1x01 - Episódio Piloto - leia

1x02 - O Começo de Tudo - leia


 Obs.: Para ler, cliquem em "leia".

 Em breve, postarei os outros episódios, e se Deus quiser, continuarei a escrever a série, com episódios inéditos e assim, terminando as temporadas que planejei.

Reality Show: O Aprendiz de Escritor

 Quando você pensa em reality show, qual é a primeira ideia que vem à sua cabeça? Se você respondeu “uma reunião de pessoas fúteis que só conversam sobre coisas fúteis”, prepare-se para mudar seus conceitos!

 A revista SELEÇÕES dá a você agora a chance de fazer parte de um reality diferente: confinados nas páginas da revista, dez aspirantes a escritor vão tentar mostrar habilidade com as palavras e vencer uma disputa literária! Você pode ser um deles!

 Em vez das provas de sorte e resistência física dos realities convencionais, O APRENDIZ DE ESCRITOR desafia seus participantes a escrever textos para conquistar o voto dos leitores! A cada mês, três serão eliminados, até que, finalmente, conheceremos o grande vencedor, que ganhará um notebook para dar continuidade à sua criação literária!

Para se inscrever veja mais detalhes aqui:
http://www.selecoes.com.br/aprendiz_de_escritor.asp

Não esqueça, leia o regulamento:
http://www.selecoes.com.br/aprendiz_regulamento.asp

Diários de Vampiro - A Fúria (vol. 3)

 Série de livros que deu origem a série de tv "The Vampire Diaries", terá seu terceiro volume, escrito por L. J. Smith, será lançado no Brasil dia 01/03, entitulado "A Fúria", já entrou em pré venda nos maiores sites do ramo.

 

 Descrição do livro:
 "Após os inacreditáveis acontecimentos em Fell's Church, Elena está prestes a iniciar uma nova vida. Ela realmente esqueceu seu antigo amor? Damon e Stefan precisarão se unir por sua amada, mas uma força sobrenatural e misteriosa vigia a todos." 
 Páginas: 240

 Eu, particularmente, não tive ainda a oportunidade de ler os dois primeiros, mais quando isso acontecer, vou postar aqui minhas resenhas referentes a estes livros (não só estes, mas muitos outros, a fila é grande).

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

The Kane Chronicles - The Red Pyramid


 Foi divulgado alguns dias atrás, a capa acima e a prévia do novo livro de Rick Riordan, mesmo escritor da série "Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios e suas sequências" essa nova série de livros se chamará "The Kane Chronicles" e o titulo do primeiro livro é "The Red Pyramid". No blog do escritor, ele informou que ainda hoje (08/02) liberaria o primeiro capitulo do livro, para acessar e ler (em inglês) é só clicarem aqui.

Sinopse do livro:

 "Desde a morte da mãe, Carter e sua irmã Sadie vivem como estranhos. Enquanto Sadie mora com os avós, em Londres, Carter viaja pelo mundo com o pai, o brilhante egiptólogo, Dr. Julius Kane.
 Uma noite, o Dr. Kane traz os filhos para verem uma experiência de pesquisa no Museu Britânico, esperando assim superar o distanciamento de sua família.
 Mas o contrário acontece, ele liberta o deus egípcio Set, que decide condená-lo ao esquecimento, além de forçar seus filhos a fugirem para salvar suas vidas.
 Sadie e Carter descobrem que os deuses do Egito estão acordados e que Set, o pior deles, há muito tempo vigia os Kanes.
  Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem ao redor do mundo – uma busca que os levam cada vez mais perto da verdade sobre sua família e de seus vínculos com uma ordem secreta que existe desde os tempos dos faraós."

 Para mais informações só ficarem de olho no site do escritor ( http://www.rickriordan.com ), pois ele prometeu que teremos mais noticias em breve, lembrando que o livro, em inglês, está programado para ser lançado no dia 04 de maio, no exterior, já no Brasil, não tem previsão ainda, mas se a editora se interessar, mas antes o filme "O ladrão de Raios" junto com o livro forem um sucesso nesse mês, creio que esse novo livro estará pronto para ser lançado aqui, no primeiro semestre de 2011, nada oficial, só suposições minhas. Enfim, vamos aguardar, abaixo eu coloquei o trailer do filme "O Ladrão de Raios", para quem ainda não viu, e quem já viu, para rever pois promete e muito, só espero não me decepcionar.

domingo, fevereiro 07, 2010

Video: O Quarto de Jobi

Nov Para quem não conhece, o desenho abaixo se chama "O Quarto de Jobi", tem duração de 1 minuto e passa na TV Ratimbum, o roteiro é feito pelo Douglas MCT e o video produzido pela D2Lab.





Membro da Comunidade de Escritores de Fantasia & FC, Douglas MCT, disse mais sobre o video:

"A TV Cultura encomendou episódios de 11 minutos
e o estúdio já está cogitando a produção, mas não
ainda.

Em coparceria com o Canadá, estão produzindo um
longa animado, "Meu Amigãozão", que está tomando
a maior parte do tempo deles.

Mas já me pediram pra apresentar propostas que
funcionem dentro do conceito do personagem, estendendo
para 11 minutos.

Vamos ver no que vai dar..."

Enfim, o projeto é ótimo, espero que de certo e desejo muito sucesso para a equipe toda, acho que o mercado nacional de animação está precisando de produtos que sejam consumidos por nós, brasileiros.

Eragon: Guia da Alagaësia

Para os fãs da série do Christopher Paolini, foi lançando em novembro de 2009 este guia onde retrata com todos os detalhes a Alagaësia, confira as imagens:




O Site oficial diz sobre o livro (em inglês):


 "From the creators of the bestselling books Dragonology, Egyptology, Piratelogy, and others, this is a never-before-seen glimpse into the world of Christopher Paolini’s Inheritance cycle.
 Alagaësia comes alive in a lush and detailed look at an unforgettable magical land. From elves, dwarves, Urgals, humans, and dragons, to the natural landscape and the magic it contains, Eragon himself offers the reader an unsurpassed tour.
 This oversized, full-color book provides 15 spreads chock full of spectacular artwork, engaging novelty elements, and fascinating insights into Eragon’s home. With gorgeous jewels adorning the cover and pages filled with envelopes, gatefolds, samples of dragon skin, and more, Eragon’s Guide to Alagaësia is sure to appeal to the legions of fans of Christopher Paolini’s bestselling Inheritance cycle."

Imagens do livro aberto:

 

 Enfim, não sei se será lançado no Brasil, espero que sim, afinal os fãs da série merecem uma obra onde retrata o mundo de Alagaësia com riqueza de detalhes e em português.

Fonte: Alagaësia.com (você pode adquirir - em inglês - seu exemplar por este site também)

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Reforma Ortográfica

 Você sabe o que mudou com a reforma ortográfica? Não? Seus problemas acabaram! Este guia, eu recebi por e-mail de um amigo, adorei, fantastico! É simples e de fácil entendimento, então decidi fazer o upload do arquivo nos servidores da internet, e publicar aqui no meu Blog, para ajudar aqueles que ainda não conseguiram entender a reforma. Afinal, pode ser importante para aqueles que trabalham seriamente com a escrita como professores, educadores de modo geral, escritores, jornalistas e etc. Como podem ver na imagem abaixo, o Guia foi feito pela MICHAELIS e publicado pela Editora Melhoramentos.




O Guia conta com 32 páginas no formato PDF e contém:
  • Mudanças no Alfabeto
  • Trema
  • Mudanças na Regra da Acentuação
  • Uso do Hífen
  • Resumo: Emprego do Hífen com prefixos

RapidShare:
http://rapidshare.com/files/346371337/Guia_Reforma_Ortografica_Melhoramentos.pdf


Se tiverem algum problema com o link, me comunique deixando aqui um comentário que farei o upload novamente.

Enfim, espero ter ajudado. Não estou fazendo pirataria e sim, compartilhando, sem fins comerciais, com amigos e leitores.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Infográfico: Tipos de Pessoas e quais suas bebidas preferidas

 O Site IG publicou em seu portal um infográfico feito por um barman que trabalha no ramo há mais de 30 anos, na pesquisa ele diz quais as bebidas preferidas por alguns tipos de pessoas que frequentam a noite.
 O mais interessante é que podemos usar essa informação para futuros textos, pois além de dizermos o tipo de pessoa e a forma como se veste, personalidade e claro, o nome de algumas bebidas, podemos dizer os ingredientes delas, pois no infográfico consta isso, basicamente, é uma animação em flash que quando clicamos em determinadas pessoas o cardápio com as informações das pessoas e bebidas e seus ingredientes que a compõe aparecem.

Para acessarem tal informação, entrem no site do IG, ou se preferirem um link direto, cliquem aqui.

P.S.: Não postei o infográfico aqui por que, como eu disse antes, é uma animação em flash.

Taxi-dancing

, hVocê sabe o que é? (ou era?), eu também não sabia, até ler o Jornal Atribuna (da cidade de Santos, SP) publicado quase um mês atrás, vou copiar o artigo feito por eles aqui. Você deve estar se perguntando por que eu iria colocar isso aqui, bom, primeiro por que além de fazer parte da história da minha cidade (Santos, SP) que eu não conhecia, o Taxi-dancing veio de outras cidades também (São Paulo e Rio de Janeiro)  há mais de 40 anos, e se alguém for escrever (livro ou conto) que se passa nessa década pode utilizar o cenário como pano de fundo, pois este artigo é muito interessante e nos dar uma boa base para isso. Leia a reportagem abaixo para saber mais detalhes.




Samba Danças, um ícone boêmio

 No rádio, o slogan, do início dos anos 60, incitava: "Sambe Dançando no Samba Danças". Não precisava dizer mais. Todas as noites, das 22 às 4 horas pela pista de dança circular como as arenas das touradas espanholas, dançava-se e se fazia história - às vezes, até com H maiúsculo.
  Inaugurada em 7 de fevereiro de 1944 na esquina da Rua General Camara ua Brás Cubas, a casa introduziu na cidade uma moda já bem em voga no Rio de Janeiro e São Paulo: o Taxi-dancing. Como o nome sugere, tratava-se de dança de aluguel.
 No salão, para algo em torno de 50 a 100 pessoas - mas ha quem diga que cabiam 200 - bailarinas aguardavam os clientes. À Entrada, no guichê, retiravam o que seria um cartão de consumo. Só que ao invés de bebidas ou petiscos, como acontece nos bares de hoje em dia, a consumação marcada era a dança.
 Assim, toda vez que o cliente adentrava a pista, o cartão era picotado e o tempo utilizado com a bailarina começava a correr. Ao final, os picotes indicavam o tamanho da conta dançante do cliente. E a contagem não tinha a duração nem de uma música inteira: era por minuto mesmo.
"Saía para dançar com a bailarina, os fiscais (picotadores) ficavam de olho, para ver quantos minutos a pessoa dançava para marcar depois", relembra o jornalista Eymar Mascaro, de 70 anos, freuentador assíduo da casa, já nos anos 60.
  Ele também se recorda de que, nessa época, o minuto de dança era muito caro, custando cerca de R$ 5,00 - quantia suficiente para inibir muito adeptos do vai-da-valsa.

(Clique na imagem para ver em tamanho maior e ler as observações, ilustração tirada do jornal "A Tribuna" de Santos, SP)

Matriz ou Filial

 Bolero, samba, tango. Os ritmos eram vários, a música frenética. Pelos dois palcos da casa, sempre duas orquestras se revezavam. Enquanto uma fazia um merecido intervalo, a outra entrava em ação. Marcaram época as de Bonfim e J. Pinto, ainda nos anos 40 e 50, e nos anos 60, é lembrada a de Luiz César, cujos integrantes invariavelmente usavam um terno cinza como uniforme.
  "A Música mais festejada era o samba em geral. O crooner Mário Santiago, que tinha a voz parecida com a de Jamelão, costumava apresentar canções dele". diz Eymar.
Na voz de Mário, recorda-se de Matriz ou Filial, gravada pela primeira vez  por Jamelão. Quando soavam os primeiros acordes, grupos se levantavam e caíam na dança com sa bailarinas, fosse pelas danças em si, ou como uma homenagem velada ao seu compoitor, o santista Lúcio Cardim.
 Matriz ou Filial trata das dúvidas e percalços do amor e os primeiros versos, "quem sou eu / pra ter direitos exclusivos/  sobre ela", são quase um retrato das relações entre clientes, músicos e bailarinas no Samba Danças.
 Mas nem todos se conformavam com essa regra tácita.Alguns queriam, sim, direitos exclusivos.
"Na orquestra, tinha um pistonista que tocava magnificamente bem e era apaixonado por uma bailarina. Um dia ficou tão irritado, tão apaixonado que bateu com a cabeça na porta de ferro (da entrada)".
 Apesar do arroubo de desespero, felizmente o músico sobreviveu: sacudiu a poeira e continuou tocando seu pistão, madrugada adentro.


 Tiros e Uísque
 
 No Samba Danças de um mdo geral, a convivência era pacífica. E muito disso se devia a imponente presença de Negolando ou Nego Orlando - o mais próximo que se chega de seu nome completo, perdido nas brumas da memória. 
 Ele era o xerife do Samba Danças, o mantedor da ordem. A qualquer custo. Certa vez, conta-se que numa confusão entre um cliente e o Fernando, um dos donos, no escritório da casa, Nego Orlando disparou seu 38 Smith & Wesson.
 Ato contínuo, Zezinho, receoso de que teriam ouvido o disparo, saiu pelo salão distribuindo uísque pelos copos que encontrava pelo caminho para acalmar a clientela.
 Já em outra ocasião, o disparo aconteceu no próprio salão de dança, quando um cliente maltratou uma bailarina. Nego Orlando interpelou o mal educado e, em resposta, recebeu um desacato. E como desacato não é coisa que se leva para casa, o Smith & Wesson berrou mais alto e o tiro pegou na barriga do sujeito. Em ambas ocorrências ninguém morreu.
 Mas Nego Orlando era muito mais do que um leão-de-chácara. Era também um exímio dançarino e não se furtava de mostrar a sua arte: funcionava, inclusive, como um dos animadores que puxava um dança quando o movimento na pista titubeava para animar os clientes a dançar - e gastar. 


Amizade e Curtição

 Gaúcha. Mineira. Grega - mas nascida no Brasil, diga-se. De qualquer forma, para João Teixeira, de 63 anos, a geografia era uma só. "As mulheres eram deslumbrantes", relembra.
 Em meados dos anos 60, aos 17 anos, João foi não só um frequentador assíduo do Samba Danças, como também trabalhava na boca santista, como garçom, na boate Flamingo. "Saía 2, 3 horas da manhã do trabalho e ia direto para o Samba Danças". 
 João dançava. Ás vezes apenas admirava quem dançava melhor. Ele e todo o salão. "Peixinho, João Batata, dançavam muito. Eram os reis do bolero".
 Mas João tem mesmo saudades das saias rodadas vermelhas, das flores no cabelo ou dos brincos grandes das bailarinas, que ganhavam pelas danças. Programas, por amor ou por dinheiro, não estavam descartados.
 Como o desafortunado pistonista da orquestra, Joãonunca chegou a se apaixonar por uma bailarina. Mas teve, como diz "amizade" e "muita curtição". "Se gostasse de você e você dela, saíam com você na madrugada, tomavam um lanche, acabava-se no hotel"
 Muitas, vindas do Paraná, do Rio Grande do Sul ou da Capital, ficavam instaladas no Convento - uma casa a uma quadra do Samba Danças, na esquina da Rua Brás Cubas com General Câmara. Lá homem não entrava. Essa era regra, respeitada por todos. E ponto final.
 Ponto Final? Foi em 1969, quando se dançou o último tango, não em Laris, mas no Samba Danças. Hoje, restam apenas ruínas do prédio que outrora foi um símbolo da boemia santista. João atualmente dona da lanchonete Juca Pato, localizada em frente ao local onde era o Samba Danças, tem que encarar aquelas ruínas todos os dias. "É uma tristeza ver isso nesse estado".
 Ruínas que, no fundo, refletem a sua própria mocidade, tão fugaz, passou. "Era uma época bonita, gostosa. Infelizmente, não volta mais".



O Bandido da Luz Vermelha
 João Acácio Pereira da Costa, o famoso Bandido da Luz Vermelha, era um frequentador assíduo do Samba Danças. "Era uma figura diferente. Dançava e gastava a noite inteira, dava gorjetas de 100 reais. Chamava a atenção", relembra o jornalista Eymar Mascaro. Andava sempre de lenço no pescoço, camisa vermelha e botas e ninguém sabia quem era a figura marcante e misteriosa. Segundo João Teixeira, fora apelidado de João Grã Fino, por conta da indumentária e da prodigalidade com dinheiro. Pelo mesmo motivo, achavam que poderia ser um fazendeiro abastado. "Ele saía do samba Danças às 4 da manhã, ia para o Lanterna Vermelha e ficava sentado no sofá, embaixo de uma lanterninha vermelha... " recorda-se. O Lanterna Vermelha era uma boate contígua ao Samba Danças, dos mesmos donos. "Nossa curiosidade era saber quem ele era". Quando souberam, a comoção. "Fomos lá umas oito horas da noite, esperando uma entrevista. Quando estávamos preparando todo o material, começou a chegar jornalista de tudo quanto é jornal: a história já tinha espalhado". Depois disso, João Acácio sumiu de circulação. Acabou preso alguns anos depois, em 8 de março de 1967, no Paraná, acusado de quatro assassinatos, sete tentativas de homício e 77 assaltos, sendo condenado a 351 anos, 9 meses e três dias de prisão. Ao cumprir 30 anos de cadeia, foi libertado, indo morar em joinville, sua cidade natal. Quando era reconhecido na rua e lhe pediam um autógrafo, apenas escrevia "autógrafo". Morreu em 5 de janeiro de 1998.

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Tirinhas do Jaka - nº 2

Como prometi, esta é a minha segunda tirinha do jaka. ^^

Não liguem, ele é um inutil mesmo. (risos)
Se eu resolver a voltar a criar tirinhas postarei aqui, lembrando que elas são feitas em um site especifico, a não ser o texto, que é meu mesmo.

Té mais.

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Revolução no mundo da Literatura Estrangeira no Brasil

Em breve (no segundo semestre de 2010), teremos um titulo de peso que será lançado aqui no Brasil, graças ao esforço do Raphael Draccon (sim, meu xará ^^) e a Editora Leya, o primeiro volume, A Game of Thrones,  de uma das mais famosas e melhores (se não a melhor, não sei ainda pois não tive a oportunidade de ler) séries de livros no exterior  "A Song of Ice and Fire" escrito por George R. R. Martin.


Abaixo segue trechos do Post do blog do Raphael Draccon, se quiser ler o post completo, clique aqui!



"Vencedora do Locus Award, e indicada ao Nebula, ao Hugo, ao Ignotus, ao British Fantasy Award e ao World Fantasy Award, reverenciada por nomes como Neil Gaiman e Bernard Cornwell, e transformada em cenário de tabuleiro, card game, RPG de mesa, videogame e série da HBO, A Song of Ice and Fire é uma série devastadora, que mais parece um trem bala japonês sem possibilidade de freio.

George R.R. Martin é um escritor grandioso e um roteirista que trabalhou por mais de dez anos em Hollywood. A Song of Ice and Fire é uma série de fantasia para adultos iniciada em 1991, e cujo primeiro volume acabou por publicado apenas em 1996.

É uma série de fantasia tão espetacular e popular na Europa e EUA, que muitos (muitos mesmo) a consideram a melhor série de fantasia de todos os tempos, mais até do que “O Senhor dos Anéis”."


Enfim, só nos resta aguardar esta preciosidade ser lançada e aguardar anciosamente pelos outros volumes da série, o quinto será lançado este ano no exterior.

Bom, é isso! Ahhh, já ia me esquecendo, se alguém quiser me presentear com esta obra, aceitarei de bom grado (risos).

Até mais!
Raphael Gama
Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.